MAURÍCIO REBOCHO - Professor e Radialista
Orador no PAINEL MADEIRA, no dia 19 às 14,30h
Chamo-me Maurício Rebocho, nasci em São Pedro do Corval há 43 anos mais IVA, como costumo dizer. Isto é, tenho 66 anos. Fiz aqui a escola primária, o ensino básico, e ainda apanhei a telescola no primeiro e no segundo ano. Tínhamos aulas na Herdade da Revilheira, a seis quilómetros daqui. Depois fiz o percurso normal de ensino, na Escola Industrial e Comercial de Reguengos de Monsaraz; e posteriormente fui para Évora tirar Secções, que era obrigatório.
Fiz o curso do Magistério Primário e, uns anos depois, fiz Expressões Artísticas Integradas no Instituto Politécnico de Beja. Como também estava ligado à área de animação acabei por escolher uma área que me pudesse dar formação a outro nível.
Fui professor do ensino básico, estive colocado em 40 locais durante os 35 anos de carreira. Só vim para o concelho de Reguengos quase 15 anos depois de ter começado. Estive nos concelhos de Odemira, Vendas Novas, Alandroal, Redondo… praticamente em todo o distrito; só não estive em Arraiolos. Conheço bem o Alto e o Baixo Alentejo. Passei também por outros setores do ensino; e fui educador de infância aqui na minha terra. Abri o Jardim de Infância de São Pedro do Corval, onde estive um ano. Depois passei para a educação de adultos, onde estive não só envolvido na alfabetização, mas também a desenvolver projetos de animação. Estive no IPJ como técnico de animação – como estava ligado às associações culturais, acabei por ficar lá como técnico, durante quatro anos. E também sou marionetista – sou sócio da União Internacional da Marioneta.
Mauricio Rebocho, director artístico da companhia MAuRIONETA é marionetista desde 1976 e presentemente produz e realiza os seus próprios espectáculos de marionetas (técnica fantoche de luva e teatro de luz negra), quer em português quer em espanhol.
É licenciado em expressões artísticas integradas (complemento 1º ciclo). Participou em grande parte dos festivais em Portugal continental e Açores realizando espectáculos e orientando "workshops" em diversas técnicas, também no estrangeiro (Extremadura - Espanha).
Produziu alguns trabalhos virados para a área da educação que utilizaram as formas animadas como suporte.
Trabalhou com alguns dos melhores marionetistas internacionais em técnicas de fios, bunraku, luz negra e sombras.
Fonte: Rostos da Aldeia
TEMA A APRESENTAR NAS JORNADAS:
'A importância do teatro de fantoches na Educação - do jardim de infância até educação de adultos!'
Nenhum comentário:
Postar um comentário