segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Ana Paula Amendoeira | Painel Fogo - Sábado às 14,30h

 

Foto de José Manuel Rodrigues


ANA PAULA AMENDOEIRA - Historiadora

Oradora no PAINEL FOGO, no dia 18 pelas 14,30h


Nota Biográfica

Ana Paula Amendoeira

Historiadora (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Mestre em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico, pela Universidade de Évora Diplomada em Administração de Projectos Culturais pela Fundação Marcel Hicter, Conselho da Europa. 

Curso curricular de doutoramento em Geografia na Universidade de Paris IV Sorbonne.Bolseira de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Investigadora Integrada do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto. 

Foi Assistente convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Membro eleito do Comité Executivo Internacional do ICOMOS, Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios. Membro da representação de Portugal, enquanto país membro do Comité do Património Mundial nos anos de 2013 a 2017. 

Foi Presidente do ICOMOS Portugal entre Março de 2011 e Dezembro 2015, exercendo o cargo de Vice-Presidente desde Dezembro de 2015. Directora Regional de Cultura do Alentejo entre Dezembro de 2013 e Dezembro de 2023, na sequência do resultado dos concursos públicos promovidos pela CRESAP. Membro português, eleita por proposta da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), do Comité Científico do JPI CH (Joint Programming Iniciative on Cultural Heritage) da União Europeia desde novembro de 2020. Membro do Conselho Consultivo do Instituto Pedra, Brasil, para a conservação e restauro, desde 2019. Membro da Comissão Executiva da candidatura da cidade de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027. Foram-lhe atribuídos prémios e distinções por várias organizações de que se destaca o Prémio Nacional Memória e Identidade 2023 atribuído pela Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico.

Membro do painel internacional de avaliação das candidaturas a património mundial da UNESCO ciclo 2024/2025.

É Vice-Presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora desde maio de 2025

É membro da junta Diretiva da Fundação da Casa de Bragança desde abril de 2025

É desde janeiro de 2024 Vice-Presidente da CCDR-Alentejo IP com as competências na área da Cultura e da Comunicação Social.

Título da intervenção nas Jornadas: 

“ Vinhas minhas, Olivais dos meus pais, montados dos meus antepassados” sobre a terra e o mito da sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HUGO SERRANO - Viagem Sonora Taças Tibetanas - Dia 18 ao nascer do Sol

  Hugo Serrano - Viagem Sonora - Taças Tibetanas - Dia 18 ao nascer do Sol Ser sensível e conectado ao propósito da alma, Hugo Serrano é aut...